Redirecionamento

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Fotos da tragédia do Piauí

2 comentários:

Unknown disse...

O exato local do acidente dista uns dez quilômetros da sede da cidade de Cocal, que felizmente fica a montante da barragem. As vítimas todas são agricultores ribeirinhos do Rio Pirangi. Mortes e destruição são visíveis e chocantes! Visão de terra arrasada!

Mas, o que mais nos chamou atenção foram as informações que a causa da fissura da barragem foi muita água, isto é, chuvas excessivas acima da barragem. As marcas da água, além de informações de pessoas locais que assistiram o acidente, indicam que a cota d’água estava há cinco metros abaixo do coroamento da barragem e no verte douro só sangrava uma lâmina de aproximadamente trinta centímetros, quando seu limite da lâmina de sangria era de cento e cinqüenta centímetros. Estranho o porquê do rompimento da barragem! E mais estranho, as afirmações de que o excesso de água foi a causa da ruptura da barragem!
Curioso ainda foram informações de moradores da região, inclusive de um agente de saúde do povoado, que mora oitocentos metros da barragem, mas escapou vivo, graças a sua residência se situar na encosta do morro, que a barragem já vazava antes de começar a verter e os serviços de correção do vazamento tinham sido iniciados e depois suspensos em duas oportunidades! Que o vazamento se iniciou na ligação do vertedouro com o maciço terroso. Também nos falou sobre o esbarreiramento da encosta do ver touro, o que julgamos não ser determinante para a obstrução do mesmo, já que estava a jusante e muito menos causa do acidente! Isto só caracterizava falta de manutenção da barragem.

Também nos chamou atenção à opção do projetista em projetar um verte douro em posição diagonal ao corpo da barragem! Não que seja errado, mas não é tão seguro, visto que o ideal é procurar uma solução de um verte douro tradicional e de preferência não colado a parede do barramento.

Estes são alguns questionamentos que colocamos. Não nos interessa acusar quem quer que seja, mas nos interessa sim abrir uma discussão técnica sobre o problema que não deixa de ter sido grave, tendo em vista os prejuízos de recursos públicos e principalmente a ceifa de vidas humanas!

Eduardo Chaves disse...

Helio,

Parabéns pelo seu "artigo" que você deixou registrado em nossas páginas do FOTOCOLAGEM.

Sem dúvida é muito pertinente estas suas críticas e apontamentos.

Como jornalista prefiro não comentar, tento ser o mais imparcial possível, no entanto, sabemos que não existe neutralidade e é bem triste ver situações como este e o posicionamento dos nossos governantes.

Obrigado mais uma vez,

Abraços

Eduardo Chaves
www.fotocolagem.blogspot.com

Blog Widget by LinkWithin
 
BlogBlogs.Com.Br